DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 1

Mariano B. Marques

Minha esposa e eu estamos casados há 36 anos. Nos primeiros quinzes anos,  tivemos nossas crises relacionais, algumas difíceis de superar. Mas graças a Deus, buscamos ajuda. Depois nossa vida um com o outro se tornou uma delícia em meio às nossas imperfeições e virtudes. Então, já temos muito o que compartilhar com casais mais jovens.

Muita gente pensa que o segredo de marido e mulher permanecerem unidos em convivência harmoniosa até o final de suas vidas depende de ambos serem um sucesso na cama. Puro engano. Sexo é importante no casamento, propicia momentos muito especiais aos cônjuges, mas vou lhe dizer uma coisa: não sustenta o casamento. O que o sustenta é o comprometimento amoroso com Deus e um com o outro. É também a humildade de espírito, a mansidão, o domínio próprio na convivência diária.

Marido e mulher permanecem juntos quando  suas almas e mentes estão unidas à do outro. É essa unidade que é capaz de sobreviver ao imenso mar das diferenças pessoais. O casamento deve ser uma relação a três: marido, mulher e Deus.

Bem, aqui vão alguns segredos para melhorar seu casamento.

1.Orem regularmente um pelo outro. E, de vez em quando, um com o outro. Isso mantém os seus espíritos, alma e corpo mais unidos. A oração é um poder invisível, inexplicável, e muito real.

3. Abram a porta do seu mundo interior para seu cônjuge.  E cada um conceda ao outro espaço nele. Espaço no sentido de compartilhar o que se passa lá dentro: medos, frustrações, preocupações, fragilidades, sonhos, tristezas, alegrias e assim por diante. Claro, isso só é possível se a confiança mútua foi construída ao longo do tempo.

4. O  casamento de vocês só será  consolidado se houver  integridade bilateral. A infidelidade conjugal, em qualquer de suas formas, inclusive a  virtual, é capaz de fazer ruir por terra um casamento de anos e anos de boa convivência. Portanto, antes de fazer alguma besteira pense nos sérios prejuízos decorrentes disso. E se vale a pena pagar um preço tão alto, talvez por toda a vida.

5. Romantismo  no casamento não é só dar flores. É, antes de tudo, dar atenção concentrada ao outro, valorizar, dar-lhe prioridade especial.

6. Dêem ao outro a liberdade de dizer o que realmente pensa e como realmente se sente em qualquer situação e sobre qualquer assunto.

7. Não façam greve de silêncio. Em muitas situações, o silêncio é precioso, mas, nesse caso, é desastroso porque separa, fere, levanta barreiras entre os dois.

8. Não façam greve de sexo. O sexo nunca deve ser usado como arma de briga. Se as emoções estão feridas e não dá pra rolar, é melhor explicar que não consegue por esse motivo, e não porque rejeita o outro. O sentimento de ser rejeitado pelo cônjuge fere profundamente.

9. Não façam greve de atenção ao outro. Sentir-se ignorado por outra pessoa é humilhante, especialmente pelo cônjuge.  E se um dos cônjuges ou ambos fazem isso, estão destruindo a relação. As pessoas geralmente conseguem superar a falta de atenção de outras pessoas, mas, tratando-se do cônjuge, é algo difícil de suportar por muito tempo. Ter a atenção do nosso cônjuge é precioso para nós. Essa é uma carência profunda da nossa alma no casamento.

10. Sejam humildes um com o outro. Pedidos de desculpas, de perdão, a expressão de gentileza “por favor” quando se precisa que o outro faça algo, agradecer por pequenos atos ou gestos. Elogiar as virtudes  e relevar as imperfeições um do outro dão vigor e colorido à vida a dois.

Deus abençoe vocês. Oportunamente compartilharei mais 11 dicas que   poderão ajudá-los.

Licença Creative Commons
DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO de Mariano Barroso Marques é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Publicado em  www.marianobmarques.wordpress.com.

Anúncios

23 respostas em “DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 1

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s