DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 1

Mariano B. Marques

Minha esposa e eu estamos casados há 36 anos. Nos primeiros quinzes anos,  tivemos nossas crises relacionais, algumas difíceis de superar. Mas graças a Deus, buscamos ajuda. Depois nossa vida um com o outro se tornou uma delícia em meio às nossas imperfeições e virtudes. Então, já temos muito o que compartilhar com casais mais jovens.

Muita gente pensa que o segredo de marido e mulher permanecerem unidos em convivência harmoniosa até o final de suas vidas depende de ambos serem um sucesso na cama. Puro engano. Sexo é importante no casamento, propicia momentos muito especiais aos cônjuges, mas vou lhe dizer uma coisa: não sustenta o casamento. O que o sustenta é o comprometimento amoroso com Deus e um com o outro. É também a humildade de espírito, a mansidão, o domínio próprio na convivência diária.

Marido e mulher permanecem juntos quando  suas almas e mentes estão unidas à do outro. É essa unidade que é capaz de sobreviver ao imenso mar das diferenças pessoais. O casamento deve ser uma relação a três: marido, mulher e Deus.

Bem, aqui vão alguns segredos para melhorar seu casamento.

1.Orem regularmente um pelo outro. E, de vez em quando, um com o outro. Isso mantém os seus espíritos, alma e corpo mais unidos. A oração é um poder invisível, inexplicável, e muito real.

3. Abram a porta do seu mundo interior para seu cônjuge.  E cada um conceda ao outro espaço nele. Espaço no sentido de compartilhar o que se passa lá dentro: medos, frustrações, preocupações, fragilidades, sonhos, tristezas, alegrias e assim por diante. Claro, isso só é possível se a confiança mútua foi construída ao longo do tempo.

4. O  casamento de vocês só será  consolidado se houver  integridade bilateral. A infidelidade conjugal, em qualquer de suas formas, inclusive a  virtual, é capaz de fazer ruir por terra um casamento de anos e anos de boa convivência. Portanto, antes de fazer alguma besteira pense nos sérios prejuízos decorrentes disso. E se vale a pena pagar um preço tão alto, talvez por toda a vida.

5. Romantismo  no casamento não é só dar flores. É, antes de tudo, dar atenção concentrada ao outro, valorizar, dar-lhe prioridade especial.

6. Dêem ao outro a liberdade de dizer o que realmente pensa e como realmente se sente em qualquer situação e sobre qualquer assunto.

7. Não façam greve de silêncio. Em muitas situações, o silêncio é precioso, mas, nesse caso, é desastroso porque separa, fere, levanta barreiras entre os dois.

8. Não façam greve de sexo. O sexo nunca deve ser usado como arma de briga. Se as emoções estão feridas e não dá pra rolar, é melhor explicar que não consegue por esse motivo, e não porque rejeita o outro. O sentimento de ser rejeitado pelo cônjuge fere profundamente.

9. Não façam greve de atenção ao outro. Sentir-se ignorado por outra pessoa é humilhante, especialmente pelo cônjuge.  E se um dos cônjuges ou ambos fazem isso, estão destruindo a relação. As pessoas geralmente conseguem superar a falta de atenção de outras pessoas, mas, tratando-se do cônjuge, é algo difícil de suportar por muito tempo. Ter a atenção do nosso cônjuge é precioso para nós. Essa é uma carência profunda da nossa alma no casamento.

10. Sejam humildes um com o outro. Pedidos de desculpas, de perdão, a expressão de gentileza “por favor” quando se precisa que o outro faça algo, agradecer por pequenos atos ou gestos. Elogiar as virtudes  e relevar as imperfeições um do outro dão vigor e colorido à vida a dois.

Deus abençoe vocês. Oportunamente compartilharei mais 11 dicas que   poderão ajudá-los.

Licença Creative Commons
DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO de Mariano Barroso Marques é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Publicado em  www.marianobmarques.wordpress.com.

23 respostas em “DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 1

  1. aiiii que lindo esse post pai…sei que o senhor escreve o que vive, para todos que estao acompanhando o blog do meu pai , eh mto sincero seus escritos, meu pai e minha mae sao um exemplo de amizade e companheirismo um com o outro…quero ser assim quando crescer hihi
    te amo pai saudadeeeeeee

  2. coloquei no face ,espero que o irmão não fique chateado comigo,as pessoas precisam de ensinamentos tão preciosos.

  3. olha so que beleza!!! de graca e em poucas palavras resumiste o que “especialistas” levam paginas e paginas (como um livro) e ainda te cobram….kkkkk valew!

  4. Muito edificante suas dicas!!!Obrigada por compartilhá-las conosco!!!38 anos de casório não são 38 dias…rsrrs…Continuarei acompanhando Mariano!
    Tenha um excelente dia e que o casamento de vcs perdure por toda a vida!!!
    Um grande abraço!!!
    Glaísa Castro

  5. muito obrigado,meu querido irmão por conselhos tão sábios,nós realmente precisamos aprender com quem tem mais tempo de estrada neste caminho que é tão complexo e cheio de dificuldades..”casamento”…Deus te abençoe!!!!

  6. Mariano, mais uma vez PARABENS, como sempre palavras sabias, que DEUS continue te abençoando muito, forte abraço

  7. que ms poderosa, fui muito edificado, que abençao de deus continue sobre a sua familia. um abraço,pr daniel e familia.

  8. Mariano achei bastante oportuno suas dicas ,pedi pra quel ler tambem. um abraço e ja estou na espera da continuidade desse assunto

  9. Gostei muito meu amigo. Continue nos alegrando com mensagens tão edificantes. Que Deus o abençoe.

Os comentários estão desativados.