DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 2

Oi amigos e amigas!

Na postagem anterior falei pra vocês que minha esposa e eu estamos casados há 36 anos. Tivemos nossas crises de relacionamento, algumas difíceis de superar. Mas, buscamos ajuda e graças a Deus temos um casamento que é uma bênção divina para nós, nossos filhos e pessoas que estão na nossa área de influência. Quem nos conhece de perto sabe que estou falando a verdade.

Já compartilhei 10 dicas   que podem ser uma bênção para vocês no seu casamento, e aqui vão mais 15:

11. Libere o seu cônjuge da responsabilidade de fazer você feliz. Fazer alguém feliz é missão impossível para qualquer ser humano. Só em Deus podemos satisfazer os anseios mais profundos da nossa alma e preencher o vazio que cada um de nós sente no íntimo.

12. Sejam fiel a Deus e a seu cônjuge. Se somos fiéis a Deus, também seremos fiéis ao nosso cônjuge.

13. O casamento é o tipo de relacionamento por intermédio do qual Deus deseja nos suprir, entre outros, de dois elementos fundamentais para o nosso bem-estar emocional e psicológico:

  •  auto-estima elevada por sabermos que somos amados e aceitos;
  • senso de valor pessoal elevado pela consciência de  exercermos um papel importante, sério e duradouro na vida de nosso cônjuge e filhos.

14. O maior bem para um homem pode ser o amor, o respeito  e o apoio sinceros de sua esposa.

15. A coisa mais preciosa para uma mulher pode ser a certeza de que é amada, respeitada e   valorizada pelo seu marido.

16. Não faça de sua esposa ou do seu marido a sua fonte de segurança. Deixe que Deus seja essa fonte, e o seu cônjuge um instrumento que ele usa na sua vida para cuidar de você, amar e abençoar de muitas formas.

17. A opinião mais marcante para um homem e para uma mulher pode ser aquela  que o seu cônjuge tem a seu respeito.

18. Quando surgirem longos períodos sem sexo decorrentes de problemas de saúde de um dos dois ou de ambos, vale lembrar que o propósito divino primário no casamento é o companheirismo e a complementariedade.  O sexo tem papel importante, porém secundário. As pessoas maduras não casam por causa de sexo, e, sim, porque querem e precisam da companhia da outra na estrada da vida. O sexo deve ser uma celebração dessa união e desse caminhar juntos.

19. Somos seres dinâmicos, e, não, estáticos. Assim, mudamos cada dia. Em decorrência dessa mudança contínua bilateral, precisamos nos ajustar um ao outro dia após dia, noite após noite. É assim a caminhada da vida de casados.

20. Entenda que Deus é o dono do seu cônjuge, e não você. Portanto, abra mão do controle. Deixe que Deus controle e dirija a vida do seu cônjuge.

21. Aceitem viver um estilo de vida compatível com sua realidade financeira. Desenvolvam o hábito de viver sem dívidas, e só comprem a prazo se tiverem certeza de que poderão honrar o compromisso sem estresse financeiro.

22. Sofrer sozinhos é tolice. Nas dificuldades relacionais ou de outra natureza ao longo do caminho, busquem ajuda de conselheiro qualificado e de confiança. Quando estamos doentes no físico, o que fazemos? Buscamos ajuda médica. Casamento também adoece. E se não for tratado adequadamente pode ir a óbito. Mas vocês não querem isso, não é? Então, sejam humildes e busquem ajuda quando não estiverem dando conta de resolver seus problemas sozinhos.

23. Cuide do seu cônjuge e o sirva. Esperar só ser cuidado e servido pelo outro é egoísmo do brabo e compromete o casamento a longo prazo.

24. Desenvolvam o hábito de falar com o outro em tom de voz natural. Falar gritando e irritado é um péssimo hábito e expressa desrespeito um pelo outro e por si próprio. E o respeito mútuo é indispensável em um  casamento que vale a pena. Quando os cônjuges o perdem, a relação se torna frágil e dolorosa para ambos.

25. Você viverão no casamento o que escolherem construir juntos: um relacionamento e uma família onde as pessoas se respeitam,  se amam, se valorizam e pedem perdão quando se ferem com palavras ou atos ou uma na qual reina o oposto de tudo isso. Cada casal faz a sua escolha, seja de maneira consciente ou inconsciente.

Deus abençoe vocês.

Licença Creative Commons
DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 2 de Mariano Barroso Marques é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Brasil.
Publicado em  www.marianobmarques.wordpress.com.

14 respostas em “DICAS DE OURO PARA SEU CASAMENTO – Parte 2

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU