A HUMILDADE DE DEUS

Mariano  B.Marques

  Ao longo de mais quatro décadas de caminhada na vida e ministério cristãos,  já ouvi dezenas, e talvez centenas de preleções sobre Deus.

Porém, em nenhum púlpito ou classe de Escola Dominical ouvi alguém pregar ou ensinar sobre a humildade de Deus.

Estudando a  Bíblia,  entendi que Deus é humilde, divinamente humilde. A humildade faz parte  da sua natureza assim como amor e a pureza moral.

Curiosamente, a ideia de que Deus é humilde nos soa pouco familiar, especialmente porque a imagem mental mais comum que temos Dele é a de Senhor Todo-Poderoso. E, na nossa maneira de ver o mundo e a vida, ser todo-poderoso e ser  humilde são coisas contraditórias.

E pensamos assim pelo fato de associarmos a ideia de poder absoluto à de domínio,  opressão e soberba.  Herdamos esse conceito da história  das civilizações.

Mas a verdade bíblica é que Deus, o Todo-Poderoso, é humilde em sua natureza. Evitamos ensinar isso nas nossas igrejas pelo receio de que seja interpretado como heresia. Porém, a Bíblia está cheia de evidências eloquentíssimas e cristalinas da humildade de Deus.

Dos livros Gênesis ao Apocalipse, basta ler com atenção para perceber a saga humilde e persistente de Deus em busca do homem, desde o Éden.

A despeito de o homem ser pecador e rebelde, Deus nunca desistiu dele. Ao invés disso,  o comportamento de Deus, ao longo de toda a Bíblia, é o de um amante apaixonado em busca do ser amado, querendo sempre trazê-lo de volta à amizade e comunhão com Ele.

Os livros proféticos estão cheios dos insistentes apelos de Deus chamando o seu povo de volta para Ele. Em determinados momentos, Deus literalmente implora por essa volta. E o seu longânimo apelo de amor   chega, milhões de vezes,  a ouvidos surdos e mentes indiferentes a Ele.

Temos um exemplo precioso da humildade de Deus no Salmo 23, no qual Jeová é o Senhor – ou seja aquele que é proprietário do servo e de todas as coisas – e, ao mesmo tempo, é o pastor desse servo, tratando-o como sua ovelha, cuidando, guiando  e suprindo as necessidades dessa ovelha com todo o carinho.

No salmo 23, Deus é  o Senhor Todo-Poderoso e ao mesmo tempo o Pastor humilde e zeloso. E isso é simplesmente lindo! É o tipo de humildade que está além da nossa compreensão.

No Evangelho segundo João, capítulo 13, versos 4 e 5, Jesus, embora sendo o Mestre e o Senhor dos discípulos, procede como se fosse servo deles: “ (Jesus) levantando-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois,  colocou água na bacia e passou a lavar os pés aos discípulos e a enxugá-los com a toalha com a qual  estava cingido.

 João, inspirado pelo Espírito Santo, escreve, no início do seu evangelho, que o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai (Jo 14.6).

Veja bem, ser Deus e fazer-se carne, isto é, fazer-se ser humano e assumir as limitações dessa humanidade na pessoa do seu Filho, inclusive a mortalidade temporária,  implica incompreensível humildade da parte de Deus.

O apóstolo Paulo, iluminado pelo Espírito Santo, percebeu com absoluta clareza a humildade de Deus na pessoa do Filho, e escreveu aos cristãos filipenses:

Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! (Filipenses, 5.7).

Que insondável humildade!…Como pode ser Deus tão humilde? Sem dúvida, isso vai muito além da nossa limitada compreensão humana.

Observe que o Filho de Deus declarou: …sou manso e humilde de coração. A mansidão e a humildade do Filho refletem a mansidão e a humildade do Pai. Jesus afirmou: Eu e o Pai somos um (João 10.30). E que virtude, se não a humildade de espírito, levaria Jesus e orar na cruz: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem (Lc 23.34).

O apóstolo Paulo, na sua epístola aos efésios, nos ensina  com ardor de espírito a sermos imitadores de Deus. Ele escreve: … sejam imitadores de Deus, como filhos amados, e vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus. Efésios 5:1-2

Imitar a Deus, entre outras coisas,  tem tudo a ver com a nossa  atitude interior no lidar com os conflitos relacionais entre nós e nosso cônjuge, filhos, pais, parentes, colegas de trabalho, de faculdade…e assim por diante.

E o ensino do Espírito Santo para mim e você, salvos do poder do pecado, do diabo e do inferno e inseridos na família de Deus é …sejam imitadores de Deus, como filhos amados (Efésios 5:1)

Então, se não estamos imitando nosso Pai Todo-Poderoso e Humilde, a quem estamos imitando? Pense nisso.

Deus abençoe você.

Anúncios

Uma resposta em “A HUMILDADE DE DEUS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s