POR QUE VOCÊ PRECISA AMAR?

 Mariano B. Marques

Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. 1 Pedro 1:22

 

Pedro está escrevendo para uma comunidade cristã, uma igreja. Mas quero aplicar esse precioso ensino à comunidade familiar. E aí esse ensino  se aplica com mais vigor ainda.

Mas, por que você e eu precisamos amar?

1.Porque amar e ser amado é uma necessidade fundamental e profunda de todos nós.

 Se não amamos,  nos brutalizamos e a vida deixa de fazer sentido. Nos tornamos pessoas vazias vivendo num grande vazio emocional e relacional.

 2. Porque quando você não ama, não há comunicação.

Exatamente. Você se fecha no seu próprio mundo. Você não compartilha nada sobre você. Ninguém sabe o que você sente. Ninguém sabe o que você pensa. Ninguém sabe dos seus medos e das suas carências.

Você não permite que ninguém entre no seu mundo interior, porque a sensação que você tem é que isso deixa você vulnerável a uma possível investida do outro. Você se torna um cofre lacrado, decora o segredo da fechadura e joga a chave fora.

Enquanto você lê, convido você a entregar a chave do seu coração para o Senhor Jesus Cristo. Deixe-o abrir o cofre. Não precisa ter medo. Ele não vai expor a sua intimidade. Portanto, deixe-o ver tudo o que tem lá dentro. E deixe-o remover toda a sujeira, toda a podridão que você vem guardando há anos no seu cofre lacrado.

3. Porque a Bíblia diz se você odeia o irmão você vive nas trevas, mesmo que professe ser crente em Cristo.

 Aquele que diz estar na luz e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas (1João 2.10).

 4.Porque quando há amor, a família é feliz

Quando há amor, as pessoas da família conversam umas com as outras, confessam os seus pecados e pedem perdão umas às outras.

Quando há amor, as pessoas da família oram umas pelas outras. Elas se abraçam, se beijam, se tocam, se ajudam, investem umas nas outras. O espírito reinante é o “nós”, e, não, o “eu”.

Quando há amor, as pessoas compartilham o íntimo umas com as outras sem medo da crítica ou da rejeição.

Quando há amor, as pessoas se entendem, se aceitam com seus defeitos, são compreensivas e tolerantes com as falhas umas das outras e desejam o bem uma das outras.

Quando há amor, as pessoas respeitam as diferenças individuais e edificam  umas às outras nos caminhos do Senhor.

Quando há o amor de Deus,  as pessoas entregam a chave do seu coração ao Senhor Jesus. Ele é o dono não só da chave, mas também da vida das pessoas da família.

5.Porque o amor de Deus  é capaz de cobrir multidão de falhas, de ofensas que as pessoas da família cometem contra as outras.

O amor de Deus quebranta os corações ao arrependimento quando um fere o outro. E impulsiona para o perdão e para a cura do relacionamento. O amor de Deus constrange as pessoas a dizerem para as outras “eu preciso de você”.

6.Porque, quando você ama, você é instrumento de Deus para abençoar as pessoas da família.

Quando você ama, você é a porta da transformação pela qual entra a graça de Deus para as pessoas da família. Quando você ama, você é parceiro de Deus no projeto da família.

Quando o  Espírito Santo diz “…amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro (1Pedro 1.22), está falando de amor verdadeiro, amor que inflama a alma e impulsiona um na direção do outro. É o amor capaz de pedir e conceder perdão e de dar e aceitar o abraço de reconciliação. Amor que se alegra na felicidade do outro, torce pelo outro.

É isso o que Deus quer para as famílias da sua igreja na terra. É isso o que Ele quer para a sua família e para a minha: amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração. 1 Pedro 1:22.

Deus abençoe você.

11 respostas em “POR QUE VOCÊ PRECISA AMAR?

  1. Muito boa as liçoes de amor aqui demonstrada dentro da palavra de Deus, vou fazer uma exposiçao desta palavra em nosso programa de radio. Um abração pra você.

  2. Oi irmão Mariano, fico feliz em ler mais uma parte do que tens pra exteriorizar! O amor é a resposta pra todos os questionamentos e inquietações da alma! A bíblia diz que com ele se supera tudo! Ou seja, ele é o remédio para as doenças, a resolução das questões mais difíceis da vida, a saída da causa “perdida”, a fórmula para a vida plena… Obrigada por publicar mais uma jóia e por me fazer refletir sobre o maior de todos os sentimentos: O amor; Um abraço
    raquel

  3. Oi meu tio, essa mensagem alegrou muito meu coraçã,realmente o amor supera tudo. Me fez refletir e amar muito mais alguem que por algum motivo me maguou. valeu!!!

    • É isso aí, Geruza! Passe a orar em favor dessa pessoa, e nosso Pai celestial vai aumentar o seu amor por ela e retirar a mágoa. E no seu interior, você vai ficar livre como um pássaro. E essa liberdade interior que experimentamos em Deus é maravilhosa! Por isso, vale a pena perdoar.

      • Olá, Mariano.
        Para muitas famílias, amor entre seus membros é uma grande impossibilidade, devido a N fatores.
        Considerando a época em que vivemos, onde praticamente é cada um por si, poucas pessoas ligam para o amor, seja na família, entre amigos, etc.
        E mesmo para nós que amamos, às vezes é muito difícil dizer ” te amo”, não é verdade? Porém amar e se sentir amado é muito bom e todos nós precisamos disso .
        Muita boa sua colocação.
        Abraços,

      • verdade, Joo. Por causa da nossa natureza pecaminosa, fcil para as pessoas dizerem “Eu te odeio” e difcil dizerem “Eu te amo”. Obrigado por ler e comentar.

Os comentários estão desativados.