O VINHATEIRO

Mariano B. Marques

Um vinhateiro comprou uma vinha para cuidar. Havia anos que aquela vinha dava pouco fruto. Mas ele percebia que ela tinha um grande potencial. E acreditou nela.

Na semana em que a recebeu, ele e sua família fizeram uma festa para comemorar. E convidaram os amigos. Logo depois, visitou a plantação. Queria conhecer cada videira.

O homem estava empolgado com sua vinha. Mas enquanto examinava com os olhos e as mãos cada videira, pensava:

– Por que essas videiras não têm dado fruto abundante nos últimos anos?

Ele queria que sua vinha produzisse com fartura. E durante vários meses ficou pensando em qual seria a resposta para a sua pergunta.

Um dia, conversando com um velho e experiente agricultor sobre a sua pergunta, este lhe disse:

– Cuide de cada videira com dedicação, amor e perseverança. E você colherá muito fruto.

Assim, o dono da vinha passou a cuidar de cada videira como o velho agricultor lhe havia ensinado. Dava-lhe adubo, água, limpava o terreno à sua volta,  e  conversava com cada planta. Falava-lhe da sua alegria por tê-la em sua vinha. Além disso, podava na época certa e repelia os insetos.

Como a vinha era grande, contratou trabalhadores dedicados para ajudarem na tarefa. E com assiduidade visitava cada planta. E se alegrava ao ver o desenvolvimento de cada uma. Ele as amava, e por isso, assim fazia.

O conselho do velho agricultor mostrou-se sábio no decorrer do tempo. Cada planta ficava, dia a dia, mais viçosa.

Finalmente, chegou o tempo da colheita. E a vinha havia produzido abundantemente. Foi uma colheita maravilhosa! Os outros agricultores da vizinhança se admiraram de tanta fartura.

Daquele ano em diante, todos falavam daquela vinha.  Ela produzia muito mais do que as outras. E vários vinhateiros do lugar vinham aprender com aquele homem a cuidar melhor de suas vinhas.

E foi assim que ele se tornou  um líder de muita influência.

Quais as lições de liderança de pessoas esta história nos ensina? Descubra e aplique na sua liderança na família, empresa e igreja. Com certeza, os resultados serão muito gratificantes.

Deus abençoe você.

4 respostas em “O VINHATEIRO

  1. OLA AQUI QUEM ESCREVE É O EV. EDUARDO CAVALCANTE TENHO LIDO SEU MATERIAL E É TREMENDO … MUITO EDIFICANTE ….

  2. Muito lindo Pr. Mariano. Com amor conseguimos produzir muitos frutos. Parabéns. Que Deus te abençoe.

Os comentários estão desativados.