A OVELHA PERDIDA

Mariano B.Marques

Muita gente conhece esta famosa parábola da ovelha perdida, no capítulo 15 do evangelho de Lucas. Mas, nos detalhes…ah… aí  estão verdades divinas preciosas da relação entre Deus e nós.

Relembrando a parábola:

“ Então Jesus contou esta história: Se você tivesse cem ovelhas e uma delas se perdesse no deserto, não deixaria as outras noventa e nove para ir à procura da perdida até conseguir encontrar?

“Depois você a carregaria nos ombros para casa, todo alegre. Quando chegasse, reuniria  seus amigos e vizinhos para se alegrarem com você porque a sua ovelha perdida foi achada.

“Ora, da mesma forma há muito mais alegria no céu por causa de um pecador perdido que volta para Deus, do que por  outros noventa e nove que não se perderam”.

Parábola é uma história utilizando-se fatos da vida cotidiana dos ouvintes. Podem ser reais ou fictícios. Seu propósito é ilustrar uma verdade moral ou espiritual.

Portanto, a parábola em si não é a verdade que se quer transmitir, mas, sim um meio didático para facilitar a compreensão dos ouvintes ou leitores daquela verdade que se quer ensinar.

No caso, cuidar de ovelhas era uma atividade muito comum nos dias de Jesus, e todos sabiam o que um pastor dedicado e fiel era capaz de fazer por cada uma de  suas ovelhas.

O homem da parábola era, ao mesmo tempo, proprietário das ovelhas e também o pastor delas. Isso é muito importante quando pensamos na relação de pertencimento entre Deus e nós.

Para esse homem, o que o ligava às ovelhas não era apenas a relação de propriedade, mas, também, uma relação afetiva – ele amava cada uma de  suas ovelhas. E é assim entre Deus e nós.

O dono e pastor das ovelhas realmente se importava com cada uma delas ao ponto de sacrificar-se para manter todas no rebanho e recolhê-las em segurança ao aprisco ao final do dia. E é assim o cuidado de Deus com cada um de nós.

Como notaria que num rebanho de cem faltava uma? Os pastores da época  tinham o costume de contar as ovelhas antes de trazê-las do deserto para o aprisco. E, naquele dia, notou que faltava uma. E é assim entre Deus e nós – Ele não quer perder nem um de nós.

Mas, o que é uma ovelha num rebanho de cem? Para ele, o valor de uma ovelha era inestimável. Cada uma era preciosa. Portanto, não poderia levar as noventa e nove para casa sem ter antes envidado todos os esforços para recuperar a única que se havia perdido.

Então, o homem  deixou as noventa e nove e saiu em busca da única que faltava.

O texto não fala, mas podemos supor que deixou as noventa e nove em segurança. Quem sabe, alguém de sua confiança ficou tomando conta delas.

O texto sugere que cada um dos ouvintes de Jesus se identificava com esse homem e estaria disposto a deixar o seu rebanho em segurança   e sair em busca da única que faltava.  Portanto, ficaram calados e atentos ao que o Mestre estaria querendo ensinar.

E Jesus ressalta a emoção do homem ao encontrar a sua ovelha.  E ao invés de dar bronca, gritar com ela ou espancá-la por haver-se afastado das outras,  ele a colocou nos ombros e voltou para casa cheio de alegria. E celebrou com os vizinhos e amigos.

Sim, deu uma festa por haver encontrado, e trazido para casa, a sua ovelha que se havia perdido. E Jesus diz que isso ilustra a alegria que há no céu quando um pecador volta arrependido para Deus. É motivo de festa, de celebração.

O pecador é a ovelha que se perdeu, mas o seu lugar está assegurado no rebanho. E Deus o busca sem descanso para trazê-lo de volta.

Pessoas não nascem para viver distanciadas de Deus, nem para o inferno depois da morte.  Elas nascem para fazer parte do rebanho do Supremo Pastor.

Se você é uma ovelha perdida e está vivendo longe de Deus, Ele está à sua procura. Ele ama muito você. Mais do que você imagina. Ele quer encontrar você e lhe trazer nos ombros para casa, com muita alegria. E promover uma festa no céu porque você voltou para o rebanho dele.

Pense nisso, e deixe-se achar por Deus. Ele está procurando você o tempo todo, talvez há anos.  Portanto, colabore e diga: “Deus, estou aqui. Pode me colocar nos ombros e me levar de volta para o teu rebanho”.

E assim você vai alegrar o coração de Deus. E sua vida vai mudar para melhor, muito melhor.

Sim, é preciso que Ele traga você nos ombros porque você está sem força espiritual e sem rumo na vida. E não conseguirá encontrar o caminho de volta.

Faça isso hoje, antes que você caia no mais profundo do abismo da vida sem Deus e nunca mais possa voltar.

Deus abençoe você.

Fonte da imagem: imagensbiblicas.wordpress.com

14 respostas em “A OVELHA PERDIDA

  1. Caro Pastor Mariano,
    É sempre bom ouvi-lo falar e ler seus artigos que são tão importantes para mim.
    Da ovelha perdida tiro a seguinte lição: O hábito do pastor contar suas ovelhas antes de lavá-las ao aprisco, preocupação de poucos pastores hoje em dia, observar se as ovelhas no aspecto espiritual, estão de fato no aprisco de Deus e ter o cuidado de introduzi-las novamente no meio das demais. Não importa se esse rebanho seja grande ou pequeno, a missão do pastor é de buscar as ovelhas perdidas. Um forte abraço. (Jorge Brito).
    Aproveitando: A data e horário do nosso Curso de Liderança Cristã Eficaz, está confirmadíssimo.

    • Obrigado por ler e comentar, amigo Jorge! É muito bom ter vc como meu leitor. Vc sempre me encoraja, e isso é muito bom. OK quanto ao nosso seminário. Dias 24 e 25 de novembro, certo?

  2. Realmente Deus sempre cuida de nós. Ele sempre está no controle de tudo. Para Deus não somos apenas mais um. Todos têm o seu valor. Muito bom!!!

    • Muito obrigado por mais este contributo para o resgate das ovelhas do Grande Pastor e Sumo Sacerdote YESHUA.

  3. Papa Mariano, seus artigos são sempre objetivos, inteligentes e inspirados por Deus.
    Que o Senhor continue abençoando a sua vida!!!
    bjks
    Ziza

  4. Que preciosa meditacao pr Mariano, com nao percebemos que, atraves dos detalhes, tantas verdades podemos extrair de um texto biblico, E o carater do pastor, das ovelhas, todo relacionamento mencionado na meditacao. Deus o abencoe, querido irmao. Fui muito abencoada lendo esse texto!!!!!!!

Os comentários estão desativados.