QUAL O NOSSO FRUTO?

Mariano B. Marques

“…toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo”

(Mateus, 3.10).

Logo que você atravessava o canavial, lá estavam as velhas e altas mangueiras servindo de guarda-sol para o pequeno riacho que regava  suas raízes o ano todo.

 Lá em cima, na ponta dos galhos das copas frondosas, os periquitos, com sua plumagem verde e gritos estridentes, faziam a festa  se deliciando com as polpas macias cortadas por seus biquinhos agudos. Chegavam e saíam em bandos esvoaçantes para o delicioso cardápio. Mas muitas mangas caiam durante a noite, e eram sempre uma pequena e doce alegria para quem as achava.

E quando eu estava debaixo de uma mangueira carregada de frutos, a única coisa que eu esperava ver era manga – porque é isso o que mangueiras dão. Mas, o que me impressionou na última vez que visitei os Morrinhos, quarenta anos depois, é que quase tudo havia mudado, exceto aquelas mangueiras. Elas ainda estão lá até hoje! E por quê? Porque dão frutos e os seus frutos são bons. Por isso nunca foram cortadas, embora quase todas as outras árvores do lugar o tenham sido.

Jesus disse que toda árvore que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.  E a única razão de o ser é o fato de  os seus frutos serem ruins. Veja bem, não só cortada, mas, também, lançada ao fogo! E quando fala “toda”, quer dizer que  não há exceção.

No ensino de Jesus, fruto fala  do que somos no íntimo, e também das nossas ações.  Precisamos, portanto, examinar honestamente o que está lá no fundo do nosso coração. E o Espírito Santo nos capacita a fazer isso e a termos o discernimento das nossas verdadeiras motivações, dos nossos sentimentos mais profundos. Para Deus, a nossa essência é o que somos no íntimo.

A maneira mais segura de discernir o que está no nosso íntimo é ter coragem de olhar para dentro de nós e ver de frente nossas  motivações ocultas, nossos pecados secretos.  São elas a força invisível que nos impulsiona quanto ao que fazemos e somos.

Na vida cristã autêntica, o  bom fruto é próprio de uma vida inundada pela graça de Deus. É natural, espontâneo!

É o Espírito Santo quem produz o bom fruto em nós. Porém, temos papel ativo – e não passivo, como muitos pensam – nesse processo.

 Você quer o  fruto do Espírito em você? Quer mesmo? Bem, se quer de verdade, o apóstolo Paulo  dá a receita: Encha-se do Espírito Santo” (Gálatas, 5.18).

Você percebeu? O texto diz “encha-se”. Isso quer dizer que a iniciativa é sua. A decisão é sua. Significa  que encher-se do Espírito Santo está ao seu alcance. E também que ser cheio do Espírito Santo é para quem quer de verdade. E isso implica busca contínua, santificação, obediência a Deus à luz da Palavra dele.

O nosso fruto deve ser o fruto do Espírito. E o fruto do Espírito Santo em nós é multifacetado, delicioso, maravilhoso, glorioso. “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade,  bondade, domínio próprio” (Gálatas, 5.22).

Comece hoje mesmo a pedir a Deus, todos os dias, o amor dele em você. E  na medida em que o Espírito Santo for produzindo o amor de Deus em você, esse amor se refletirá nas suas palavras, atitudes e ações. Ele  fluirá, de dentro para fora, em direção às outras pessoas, mesmo aquelas que não gostam de você ou ofenderam você. Faça esse mesmo processo em relação a alegria, paz, longanimidade, etc. E atenção, esse processo geralmente é lento. Mas prossiga. Os resultados são gloriosos em nossa vida. Vale a pena.

Deus abençoe você.

 Fonte da imagem:  www.sobasombradasarvores.wordpress.com

20 respostas em “QUAL O NOSSO FRUTO?

  1. Amado!
    Eu fiquei extasiada ao lê esta mensagem!
    O Espírito Santo promove dentro de nós mudanças a cada dia se permitirmos.Ele nos chamou para dar frutos e esse fruto permaneça, ou seja, ele pode ocorrer de não permanecer. As nossas atitudes interferem neste processo.
    Mas o Senhor Jesus é o símbolo do amor.

    Curtir

  2. Mariano….que saudade de vc e da Elda!!!!
    Que reflexão maravilhosa!!!
    O Espírito Santo já vinha ministrando na minha vida sobre este tema “Mt 3.10″…..esse texto veio como um arremate extremamente edificante e poderoso pra mim….
    Que Deus abençoe vc e continue te usando para glória Dele.
    Um abraço pra vc… pra Elda e pra Ir. Enedina…..vcs são muito queridas.
    Fique com Deus.

    Curtir

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU