TRECHOS DO LIVRO O SOL ESTÁ SEMPRE BRILHANDO

Lsol brilhando através de nuvens Foto gratuita

CAPÍTULO 4 – PRECISAMOS PENSAR POR NÓS PRÓPRIOS

Existem aqueles que pensam por si próprios, e assumem esse risco; outros, acham mais   cômodo e mais seguro pensar com a cabeça de outras pessoas e, assim, não correr nenhum risco.

 Embora na condição de escravo e de homem submisso às autoridades, Neemias, oficial no palácio do rei persa Artaxerxes;  era livre para ser ele próprio, sem máscaras. Por isso, ele podia exercer livremente o dom divino da liberdade de pensar, de sonhar. E pensar com a sua própria cabeça. Assim,  Neemias se resignava com a sua condição de escravo, porém sonhava com o bem-estar do remanescente do seu povo em Jerusalém. Sonhava com a liberdade do seu povo.

Os bons líderes estão sempre abertos para aprender com todos e em todas as situações, porém pensam por si próprios e são capazes de defender suas opiniões. São firmes, porém flexíveis quando necessário. Valorizam a opinião das outras pessoas e se enriquecem com elas, porém sabem  o que querem e para onde estão indo. São capazes de motivar pessoas ao invés de impor.

Bons líderes são submissos e leais para com a autoridade superior, porém se recusam a abrir mão da sua integridade. Não são líderes porque ocupam uma posição de liderança, mas lideram porque são líderes. E líderes que realmente lideram para Deus são transparentes, autênticos, possuem caráter vigoroso, são humildes, íntegros, tementes a Deus e muito corajosos.  Por isso, são excepcionais!

É esse tipo de líder que vemos em Neemias. E todos nós que lemos a Bíblia conhecemos as suas lágrimas penitentes e os rios de bênçãos divinas que brotaram delas. O seu choro e  coração quebrantado diante de Deus transformaram a miséria e o opróbrio de um povo em triunfo e regozijo. Ele é o tipo de líder que chora diante de Deus pelo pecado do seu povo, mas não sente a necessidade de esconder as suas lágrimas. Líderes como Neemias deixam as outras pessoas verem a sua realidade humana. E isso inspira e encoraja outras pessoas.

Neemias nos ensina que as lágrimas contritas, a oração penitente e a ação decidida pela iniciativa de uma só pessoa podem mudar a história de uma família, de uma igreja, de uma organização, de uma nação inteira.

Na atualidade, Deus quer líderes intercessores e realizadores como Neemias, para que possa transformar a miséria de um povo em júbilo. Mas, onde estão os Neemias da nossa geração? Na nossa sociedade individualista, quem realmente se importa com a miséria alheia? Será que você e eu queremos fazer a diferença no contexto onde estamos inseridos? Ou será que estamos por demais  concentrados em construir o nosso império egocêntrico?

Sensibilidade à necessidade do semelhante e zelo pelos interesses de Deus são qualidades marcantes dos líderes com os quais ele faz parceria. Esses líderes são excepcionais, e por isso  fazem toda a diferença!

(Leia o  livro completo neste blog. Clique no titulo LIVRO COMPLETO O SOL ESTÁ SEMPRE BRILHANDO, na barra lateral esquerda,a página inicial).

_________________________

Crédito da imagem: http://br.freepik.com/fotos-gratis/sol-brilhando-atraves-de-nuvens_541590.htm, em 26/4/2017.

 

 

Anúncios

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s