TRECHOS DO LIVRO O SOL ESTÁ SEMPRE BRILHANDO

sol brilhando através de nuvens Foto gratuita

CAPITULO 73 – LIDERANÇA VERSUS PODER    

O poder geralmente desperta o orgulho do nosso ego e pode estimular o nosso  sentimento de autossuficiência e de autoritarismo.

O poder pode tornar o líder insensível às fragilidades e carências humanas e surdo às ideias que não se originaram na sua cabeça. Mas líderes excepcionais não se submetem a essa regra. Eles preferem ser exceção.

O poder pode também tornar o líder cego para ver qualquer outra verdade que não seja a sua.  Esse tipo de líder é perfeito para liderar pessoas que não pensam, não sentem e não decidem por si mesmas. É perfeito também para liderar pigmeus, porém, jamais gigantes morais e espirituais. Esses líderes constroem gaiolas e prisões na mente e nas emoções dos seus seguidores, mas jamais lhes construirá uma porta para a liberdade. O poder deles se alimenta na impotência e no silêncio dos seus subordinados.

 Gosto do que diz  Max de Pree, no seu livro Liderar é uma Arte. Ele diz que o líder deve conceder às pessoas a dádiva do espaço para serem elas próprias e para desenvolverem ao máximo o seu potencia¹.

 Líderes autoritários e inseguros tendem a restringir ao mínimo possível o espaço dos seus liderados. Mas os  líderes excepcionais abrem e ampliam progressivamente o espaço para as pessoas desenvolverem ao máximo o seu potencial. E fazem isso de boa vontade e se sentem gratificados por estarem formando novos líderes. Aliás, uma das responsabilidades mais relevantes do líder é formar novos líderes.

Mas a pergunta é: Que tipo de líderes estamos formando para liderar as próximas décadas da igreja de Cristo neste mundo cada vez mais corrompido moral e espiritualmente?

A consciência de termos muito  poder em nossas mãos é uma grande tentação para nos tornarmos arrogantes e autoritários. A arrogância do nosso coração é a mãe de todos os nossos desvios espirituais, morais e éticos.

 O autoritarismo funciona como um escudo atrás do qual nos escondemos da nossa própria insegurança. Funciona também como um repelente que mantém os liderados distantes o suficiente para não perceberem  nossas fragilidades, e, às vezes, nossos pecados e desvios de caráter.

Além disso, por trás do autoritarismo pode estar se escondendo a nossa cobiça de permanência no poder. Isso pode ser o nosso tanque de guerra para rechaçarmos os invasores potenciais do nosso espaço e garantirmos o nosso domínio das consciências dos liderados.

 Na verdade, só homens e mulheres livres interiormente pela graça divina abrem mão do poder e do domínio sobre outras pessoas.  E ao invés de dominarem,  concedem às pessoas o dom da liberdade de serem elas próprias, de pensarem com as suas próprias cabeças, expressarem livremente as suas ideias e desenvolverem ao máximo o seu potencial.

Quando necessário, os  líderes excepcionais usam a sua autoridade, mas não o autoritarismo. Quando investidos em funções ou cargos públicos, poderão ser requisitados a usar o poder, porém o farão de maneira legítima e com finalidade pública.

A autoridade legítima é inerente à função e posição de liderança. Sua finalidade é facilitar, dirigir, coordenar, orientar, enfim, viabilizar a realização do projeto que está na mente e coração do líder. Essa finalidade é sempre orientada para o bem-estar dos liderados e de outras pessoas, e não somente para a pessoa do líder.

(Para ler todo o livro, clique em LIVRO COMPLETO O SOL ESTÁ SEMPRE BRILHANDO, na barra lateral esquerda, na página inicial do  meu blog).

______________________

Crédito da imagem: http://br.freepik.com/fotos-gratis/sol-brilhando-atraves-de-nuvens_541590.htm, em

_____________

1 De Pree, Max. Liderar é uma Arte. São Paulo, Best Seller, 1989.

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s