A BUSCA INCANSÁVEL DE DEUS

Mariano  B. Marques

…o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você? ” (Gênesis 3.8-9)

–         Adão, onde está você? Carla, onde está você?

A saga determinada e incansável de Deus em busca do ser humano desde o Éden deixa bem claro que a Trindade  é divinamente relacional.

 Quando eu era criança,  imaginava Deus um ser sisudo, na figura de homem, aparentando seus trezentos anos, introspectivo, calado o tempo todo, só quebrando o seu soberano silêncio  para dar alguma ordem necessária a um dos seus obedientes e fiéis anjos.

Eu achava que relacionar-se não fazia parte da natureza de Deus, que a Sua soberana solidão o tornava distante, muito distante de mim e das outras pessoas, enfim, de todas as suas criaturas. Também acreditava ser ele um ser bondoso, mas que sua  infinita bondade estava contida pela sua divina solidão e pela  sua distância das pessoas aqui na terra.

Também, na minha imaginação, havia uma   enorme distância entre o meu mundo tipicamente infantil de fragilidade, carência afetiva, dependência, anseios  e aquele dos adultos ao meu redor. Para mim, eles eram  independentes, autossuficientes, superiores e quase nenhuma valorização davam ao que as crianças pensavam ou sentiam.

Felizmente, agora entendo que toda aquela imagem mental que eu tinha de Deus era apenas a que eu fazia dos adultos  que povoavam o meu mundo infantil. Meu pai e minha mãe eram bondosos comigo e meus irmãos. Meu pai era atencioso, gentil, nos cercava de cuidados e era reverenciado por todos nós. Nessa reverência havia muito amor, mas pouca intimidade.

Muitas pessoas parecem ter  a mesma  imagem distorcida de Deus que eu tinha quando  menino. As razões internas de cada pessoa podem ser inteiramente distintas, claro!

Mas a maravilhosa verdade    é que Deus é  relacional por natureza. Ele sempre quis e continua querendo relacionar-se. E fazê-lo de forma profunda, significativa e eterna.  Deus disse  “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança…” (Gênesis 1.26). Nesta declaração, ele expressa a sua natureza relacional ao usar o verbo fazer no plural e o pronome   possessivo adjetivo nossa ao invés de minha.  Ou seja, não somente Deus, o Pai, mas também o Verbo Divino que se faria humano por algum tempo e o Espírito Santo.

A Bíblia é em grande parte o registro da saga de Deus em busca do ser humano.  E, desde o Éden, ele sempre tomou a iniciativa em direção às suas criaturas humanas e sempre se deixou achar elas.

No livro de Gênesis, no Antigo Testamento,  Deus  visitava o homem no jardim  do Éden ao cair da tarde. No Novo Testamento, ele envia do céu o seu Filho em busca do homem e da mulher mortos em seus pecados e que estariam para sempre separados dele se Cristo não tivesse vindo e morrido por eles na cruz.

Quando Deus finalmente  alcança o coração de alguém,  a sua declaração é uma só: “Eu quero me relacionar de maneira íntima e significativa com você e quero que esse relacionamento seja para sempre.” Isso é impressionante, maravilhoso, mas a indiferença humana a essa busca é estarrecedora.

Deus enviou o Seu Filho ao mundo em busca das pessoas  que quiserem retornar à comunhão e amizade com ele. Jesus mostrou aos seus ouvintes  o caminho de volta ao Pai ao declarar: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai a não  ser por mim”(João 14.6).

 A pergunta que Deus faz a cada pessoa, desde o Éden, é “Onde está você?” Ele busca  você e a mim, incansavelmente, todos os dias, em todos os lugares. Observe a declaração bíblica: Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Concluindo, alegro-me porque já aprendi uma lição simples, porém, preciosa:  o amor de Deus não é para ser entendido e, sim,  aceito e desfrutado em Cristo. É  no Salvador  onde Deus e o homem se encontram, se reconciliam e passam a andar juntos  como Pai e filho numa relação interpessoal significativa, íntima,cheia de glória, eterna. Portanto, sugiro que você se deixe achar por Deus.

Deus  está, em Cristo, esperando por  você para perdoar todos os seus pecados e lhe adotar como filho ou filha e lhe dar a vida eterna em glória com ele.  Sugiro que você receba hoje mesmo Cristo como o seu Salvador e Senhor. Esta é a decisão mais importante de toda a sua vida porque é ela que vai determinar onde você estará na eternidade.

Deus abençoe você.

_______

Por favor, continue rolando a página  até o final dos comentários e faça também o seu. Quero as suas sugestões para melhorar o blog.

 

 

Anúncios

11 respostas em “A BUSCA INCANSÁVEL DE DEUS

  1. Que edificante essa reflexão. Gostei muito. E me identifico com o senhor quando diz como via Deus quando pequeno, eu O via mais ou menos assim também, como um ser inacessível. Graças a Ele hoje posso senti-lo como jamais imaginei. E isso é maravilhoso!!! Saber que Ele me ama e que cuida de mim é tão incrível que só devo adorá-lo, amá-lo e agradecê-lo todos os dias desde o meu despertar até ao meu adormecer.

    Curtir

    • É isso mesmo, Márcia. Não só a criança, mas também pessoas adultas constroem no seu imaginário a sua versão particular de Deus. E essa versão pode estar muito distante da revelação que Ele dá de si mesmo na Bíblia Sagrada e na criação dele.

      Curtir

  2. Caríssimo, amigo Pr Mariano, excelente texto,para refletirmos sobre o amor de DEUS pela sua criação, em muito especial pelo homem.Concordo com sua afirmativa DEUS nos procura de forma incansável, infelizmente o homem e que rejeita a presença de DEUS!

    Curtir

  3. Olá meu Papai Querido, que texto lindo e edificante. A Bíblia afirma que desde o início da criação Deus fazia questão de conversar, de se relacionar com a Adão e Eva todos os dias E hoje não é diferente, Ele quer ter um relacionamento íntimo e profundo com cada um de nós. Deus deixou impresso em nossos corações um lugar que só pode ser preenchido por Ele. O homem na sua busca incansável procura preencher esse espaço com tantos atrativos, sem muitas vezes perceber que somente Deus saciará sua sede, somente NELE encontrará a verdadeira felicidade.
    Que o Senhor continue te usando poderosamente.
    bjs no coração
    Quezia

    Curtir

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s