A LEITURA

imagem criança lendo

Mariano B.Marques

Quem lê sabe mais, pensa melhor e tem o cérebro mais ágil.

Essa frase não é  um comercial inteligente para vender periódicos e livros. Ela é uma verdade universal. Uma verdade que os laboratórios do tempo e da ciência só têm confirmado. Realmente, quem lê sabe mais  e tem mais agilidade cerebral do que quem não lê.

O hábito da leitura geralmente é incentivado quando ainda somos crianças. Uma pequena criança para a qual os pais não leem literatura própria para a sua idade, ou uma criança alfabetizada que não lê literatura saudável apropriada para a sua idade, provavelmente terá dificuldade de  adquirir o hábito de ler na adolescência e na juventude. No entanto, qualquer pessoa com  visão suficiente pode começar a ler, em qualquer idade.

Ler é um hábito mental, emocional e espiritual e precisa ser despertado e desenvolvido.

A leitura pode ser instrutiva, informativa ou simplesmente recreativa.  Podemos ainda falar de uma leitura inspirativa  e devocional. É aquela que nos inspira às virtudes cristãs, ao nosso crescimento em Deus. No caso dos bons livros cristãos, muito nos ajudam a entender melhor os princípios de Deus para a vida e a melhor vivermos para ele.

No entanto, nenhuma leitura nos inspira, nos abençoa e nos transforma mais do que aquela do texto da Bíblia Sagrada com a linguagem adaptada às diversas faixas etárias.

A leitura nos dá asas. E porque o tempo é um recurso escasso, fazemos bem em selecionar bem os nossos textos de leitura, sejam livros, periódicos, artigos, e assim por diante.

Ler regularmente, além de aumentar o  nível de conhecimento e informação, aguça a  percepção e amplia a nossa cosmovisão.

A leitura possui um poder extraordinário de influenciar, seja para o mal ou para o bem. Tudo depende dos insumos dos quais enchemos a nossa mente quando estamos lendo.

Os meios modernos de comunicação em massa, principalmente a internet e a televisão, por sua grande atratividade, quase mágica,  absorve quase todo o  tempo das pessoas que preferem  a magia das imagens e dos  sons à leitura silenciosa. Assim, devido às pressões do mundo altamente tecnológico e competitivo pela nossa atenção,  muita gente só lê, no dia a dia,  matérias informativas resumidas ou mensagens tipo Facebook e Whatsapp.

Mas isso não é uma realidade universal. Milhões de pessoas que vivem em meio a essa grande revolução tecnológica da informação nos nossos dias apreciam muito a  leitura de lazer, informativa, inspirativa e devocional.

Ler boa literatura, seja de publicação impressa ou digital,  é uma necessidade de todos nós, independentemente da idade. Porém, fica a sugestão de darmos à Bíblia Sagrada lugar especial entre nossos textos de leitura diária. Devido ao fato de ser a Palavra de Deus, tem o poder de influenciar positivamente o nosso caráter, nos apontar o caminho do triunfo, acalmar nosso coração agitado, acertar nossos sentimentos em relação a nós e a outras pessoas, restaurar  relacionamentos quebrados e nos encher de confiança em Deus na  vida diária e nos inspirar a amá-lo e obedecê-lo, além de nos revelar o caminho para a vida bem-sucedida.

A despeito de a leitura ser uma inesgotável fonte de informação e de aquisição de conhecimento e crescimento intelectual e espiritual,  nem todos gostam de ler. Vale a pena, entretanto, praticar a boa leitura. Uma pessoa que não lê fica em grande desvantagem de informação e conhecimentos em relação a outras que leem com regularidade.

A leitura bíblica reverente, atenciosa e reflexiva tem o poder de penetrar no mais profundo do nosso ser, mostrar o nosso pecado do íntimo e ao mesmo tempo nos sarar interiormente, desde que obedeçamos de coração voluntário os ensinamentos divinos.

Portanto, sugiro que você leia com regularidade. Mas, acima de tudo, leia a Bíblia Sagrada, de preferência no seu momento a sós com Deus. Você vai ver  como fazer isso faz toda a diferença no sua vida no seu dia em casa, no seu local de trabalho e na igreja.

Deus abençoe você.

_______________

Por favor, continue rolando a página  até o final dos comentários e faça também o seu. Faça também suas críticas e sugestões para melhorar o blog, se desejar.  Isso me ajuda muito. Obrigado.

Crédito da imagem: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=773&bih=515&q=pessoa+lendo+gratis&oq=pessoa+lendo+gratis&gs_l=img.3, acesso em 20/7/17 21h56min

Anúncios

18 respostas em “A LEITURA

  1. Muito obrigada por lembrar de mim, enviando seus textos. Lembro – me bem de como gostava de ouvir suas ministrações na minha adolescência. Saudades de todos! Leia Moura

    Curtir

  2. Muito bom irmão Mariano,
    A leitura é um canal de bênção para muitas áreas da nossa vida. Temos somente que fazer uma boa escolha.

    Deus lhe abençoe

    Curtir

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s