OBRIGADO, PROFESSOR ROCK – UMA LIÇÃO DE COMUNICAÇÃO EFICAZ

images (1)

Mariano B. Marques

Rock é o cão de estimação do meu tio Quinca e minha tia Didi. Ele é um daqueles cães grandes, dóceis e amigos que todo mundo quer ter – se gosta de cães, é claro.

Certo dia, pela manhã, eu estava sentado numa espreguiçadeira lendo, na área da frente da casa dos meus tios, e o Rock estava deitado junto ao portão, olhando para os transeuntes que passavam na rua.

Parei de ler por um pouco, e o chamei: “Rock!”. Ele se levantou rápido e  veio na minha direção com nítida expressão de alegria. De repente, no meio do caminho, um outro cão late na rua. O Rock, sem titubear, empina as orelhas, gira rapidamente e sai correndo para o portão, respondendo com um latido, e depois outros. Fiquei pensando: Por que o Rock desistiu do meu chamado tão rapidamente? E logo encontrei a resposta: Porque alguém lá fora falou a sua língua canina. Portanto, a identificação e interação entre os dois foram instantâneas e sem esforço. Estavam usando o mesmo código linguístico.  Claro, eu não teria nenhuma chance de prioridade.

Nesse episódio, o Rock me ensinou uma lição preciosa: a linguagem é o fator mais poderoso na comunicação. Se queremos  nos comunicar eficazmente com alguém, essa comunicação será muito mais eficaz se  usarmos a linguagem dessa pessoa ou dessas pessoas. Isso implica atentar para coisas do tipo “ Do que essa pessoa ou essas pessoas gostam?”, “Qual sua visão do mundo, da vida, das coisas?”, “Quais suas crenças e preferências?”, “Qual seu grau de estudos?”, “Qual a sua “profissão?”, “Qual seu nível de conhecimento daquilo que quero lhe falar?” e assim por diante. Se fizermos isso, temos mais chance de usar a linguagem que essas pessoas entendem, e teremos grande chance de obter rapidamente  a atenção e interação dos nossos ouvintes.

Na comunicação, geralmente usamos a nossa linguagem, que, aliás, é muito clara para nós, e esperamos que o outro ou os outros nos entendam rapidamente e com clareza. Ocorre que a linguagem é um código. E para que a comunicação ocorra com sucesso, é necessário que o receptor da nossa mensagem entenda o código que estamos usando e que a compreensão da mensagem  se processe com facilidade e rapidez em sua mente.

Portanto, nada é mais eficaz na boa comunicação do que usar a linguagem dos ouvintes.

Obrigado, professor Rock.

______________________

Crédito da imagem: https://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&biw=1280&bih=830&site=imghp&tbm=isch&sa=1&q=imagens+de+cao+gratis&oq=imagens+de+cao+gratis&gs_l=psy-ab.3…

 

Anúncios

6 respostas em “OBRIGADO, PROFESSOR ROCK – UMA LIÇÃO DE COMUNICAÇÃO EFICAZ

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s