SUA FAMÍLIA É UM CAOS? TEM JEITO!

familia brigando

 Agora que vocês purificaram as suas vidas pela obediência à verdade, visando ao amor fraternal e sincero, amem sinceramente uns aos outros e de todo o coração (1 Pedro 1:22).

 Muitas famílias vivem num verdadeiro campo de guerra dentro de casa.

Seus membros se agridem e se ofendem verbalmente ou com linguagem não verbal.  Vivem como se não dependessem uns dos outros. E famílias assim são muito infelizes, seja como indivíduos ou coletividade.

A verdade é que pessoas não conseguem viver felizes sem outras que as amem, as aceitem e as apoiem. Esta é uma carência profunda dos seres humanos. Deus nos criou assim. Precisamos uns dos outros, e de maneira profunda. Mas o nosso orgulho pode nos levar a assumir uma postura contrária, arrogante em relação ao outro ou aos outros.

É curioso o fato de as pessoas dependerem tanto uma das outras, no entanto, preferem construir muros entre si ao invés de construir pontes.

Nesse tipo de relação interpessoal familiar, as pessoas aprenderam a fazer do ressentimento e da amargura o elemento que as mantém juntas. Sem as ofensas, o relacionamento  morreria por falta do elemento energizador e dinamizador que as põe em constante contato umas com as outras, já que desconhecem a relação permeada pelo amor. É o relacionamento familiar doente. O difícil é as pessoas serem honestas consigo mesmas ao ponto de admitirem isso.

A verdade é que expressar amor às outras pessoas é também um aprendizado. E muita gente não sabe fazer isso. Não sabe porque ainda não desenvolveu essa capacidade, talvez devido ao vazio afetivo do ambiente familiar no qual foi criada.

Se a sua vida conjugal ou familiar é um caos, posso garantir que tem jeito para você e para a sua família se você se dispuser a trilhar o  caminho da mudança interior pela graça de Deus. Isso implica obedecer o ensino bíblico para a vida pessoal e familiar. É preciso obedecer à verdade de Deus, a qual está na Bíblia Sagrada.

Mas precisamos ter em mente que  toda mudança significativa é um desafio, pois implica abrir mão de posturas antigas e construir posturas novas em parceria com o Espírito Santo. E esse processo de deixar o velho ao qual já se está acostumado e migrar para o novo desconhecido pode causar desconforto, insegurança e medo.

Essa mudança não precisa começar com toda a família. Mas ela tem que começar com alguém. E esse alguém pode ser você. E quando você aceita o desafio da mudança você se torna a porta da transformação para toda a família.

Na minha família, as mudanças significativas de relacionamento e sentimentos em relação ao outro sempre aconteceram quando eu, o líder, assumi a liderança do processo, sendo também o primeiro com disposição para reconhecer meus erros e pecados e pedir perdão à minha esposa e filhos. E começar a minha mudança, sem cobrar a mudanças dos outros membros da família. Este é um trabalho que só Deus pode e sabe fazer. E ele sempre é fiel quando o obedecemos.

No processo de mudanças relacionais familiares, pode ser que a grande mudança interior não aconteça em outros membros da família, mas, sim, em você. Claro, a nossa expectativa é que os outros mudem. Mas os conflitos familiares são um convite de Deus para descermos ao porão da nossa alma, encarar de frente o que está lá dentro há décadas, de nos confrontarmos com a Palavra de Deus e aplicá-la à nossa vida naquelas áreas nais quais estamos sendo e vivendo em desarmonia com os ensinamentos do Senhor. Nada de nos justificarmos, nem de racionalizar. Vamos nos curvar à soberania de Deus  e sua Palavra. Tem sido assim comigo, e isso pode implicar dor emocional.

A Bíblia nos ensina a nos amarmos uns aos outros ardentemente como irmãos em Cristo. E isso se aplica à família.  Esta é um princípio espiritual do reino de Deus.

Quando você decide viver em obediência a esse ensinamento bíblico, Deus supre ao seu coração o amor dele e abençoa o relacionamento entre as pessoas da família. E isso ocorre quando as pessoas da família sentam para conversar sobre os seus problemas relacionais, sem espírito de crítica nem de julgamento do outro. O que se quer de verdade é acertar o que não está bom, e, não, encontrar culpados.

A verdade é que utilizamos muito menos energia mental e interior no processo de construir os relacionamentos saudáveis na família do que no processo de manter a tensão emocional e fragilizar cada vez mais as relações afetivas saudáveis entre as pessoas da família.

Quando o pai, o marido, o líder da família, toma a iniciativa de rever em amor as relações entre as pessoas da família, começando por pedir que os membros da família apontem seus erros passados e presentes nos relacionamentos, está aberta a porta para a mudança.

Em qualquer processo de mudança relacional é importante colocar-se debaixo da dependência e da graça de Deus  e aplicar os ensinamentos da Palavra dele na vida pessoal, como os princípios bíblicos de perdoar, pedir perdão e servir o outro.

… pois é Deus quem efetua em vocês tanto o querer quanto o realizar, de acordo com a boa vontade dele (Filipenses 2:13).

 

Anúncios

12 respostas em “SUA FAMÍLIA É UM CAOS? TEM JEITO!

  1. Sem dúvida uma pérola este texto, principalmente nos dias atuais onde conflitos familiares são constantes e só mesmo a luz de Cristo e dos bons conselhos conseguimos seguir mais adiante. Obrigado!!!

    Curtir

  2. Meu Querido pai (postiço), texto maravilhoso e bastante reflexivo.
    Você tem autoridade para escrever sobre esse assunto pela pessoa maravilhosa que é!
    bjs

    Curtir

  3. Pastor Mariano esse texto como os demais é excelente, maravilhoso continua sendo usado pelo senhor para ensinar a muitos com a sabedoria que Deus tem lhe dado. Parabéns!!!!!

    Curtir

DEIXE UM COMENTÁRIO SOBRE O POST QUE VOCÊ VISITOU

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s